Tirando Dúvidas!  

Posted by Natan Viegas in


Paz e Graça Galéra...
Bom hoje no "tirando dúvidas" vamos aprender um pouco sobre o espírito santo.
A pergunta que foi feita foi esta:
Eu gostaria de saber qual é a diferença entre o batismo com Espírito Santo e no Espírito Santo?
Essa pergunta foi feita pela Katiuscia, bom vou tentar explicar Ka...rsrs...
Bom vamos por partes então né...A verdadeira dúvida não esta na diferença entre o [com] e o [no], mas sim no recebimento do espírito santo e no batismo com o espírito santo.
O que a gente tem que formula na nossa cabeça é que; A partir do momento que a pessoa aceita a Jesus como seu único salvador, ela automaticamente "recebe" o Espírito Santo em sua vida, sendo assim Ele já opera na mesma.
Mas e o batismo?
Bom para não fica algo mal explicado busquei algumas referências(Bíblia Thompson, Lição Bíblica Verdades Pentecostais 1998), vamos a palavra.
O que é o Batismo?
Concepções errôneas. O batismo no Espírito Santo não é a mesma coisa que:
*Salvação. Os discípulos já eram salvos antes do Pentecostes (Lc 22.28;10.20; Jo 13.10;15.3). Já tinha participado da ceia ( Mt 26.26.27), e sido enviados pelo própio Senhor Jesus a pregar (Mt 28.18-20). Eles já eram salvos; restava-lhes, porém serem revestidos do poder do alto.
Na casa de Cornélio, os crentes foram batizados no Espírito Santo no mesmo dia em que receberam Jesus; porém, tiveram primeiro os seus corações purificados pela fé (At 15.8,9). Em Efeso , havia discípulos que já tinham crido, mas que desconhecido a realidade do batismo no Espírito Santo (At 19.14-6). Portanto, a salvação e o batismo são experiências distintas entre si.
*Santificação. Embora o Espírito Santo promova a santificação na vida do crente (Gl 5.16-18,24-26), isso nada tem a ver com o batismo no Espirito Santo. A pessoa pode ser santificada e cheia do fruto do Espírito (Gl 5.22), e, mesmo assim, não ser batizada no Espírito Santo. A santificação é paulinamente cultivada e atua de maneira gradual em nossa vida, enquanto que o batismo no Espírito é um dom concedido por Deus, recebemo-lo de uma única vez (At 10.45).
*Alegria. A salvação traz grande alegria ao coração do ser humano (Rm 14.17). Porém, sentir grande alegria, ou emoção, não significa que o crente é ou haja sido batizado no Espírito: é o resultado da salvação (2Co 22;6.10).
A Promessa do Pai. O batismo no Espirito é assim chamado porque, no Antigo Testamento, o Pai havia prometido o derramamemto do Espírito a todos os que lhe invocassem o nome. No AT encontamos muitas promessas sobre a efusão do Espírito. Dessa promessa falaram: Salomão (Pv 1.23); Isaías (Is 28.11,12; 44.3) Joel (Jl2.28-32); Zacarias (Zc 12.10) etc. A promessa tembém foi feita de João Batista (Mt 3.11) e principalmente por JESUS, o filho de Deus (Jo 14.16.17.26; 16.7.13; At 1.4.5.8)
Revestimento de Poder.
temos aqui , uma das expressões bíblicas que definem o derramamento do poder do altoem nossas vidas(Lc 24.49)
Na Bíblia, porém, encontramos outras expessões como:
*Batismo no Espírito Santo (Mt 3.11; At 1.5): descreve o mergulho do crente na Plenidudedo Espírito Santo (At 2.4; 4;8;31;9.17)e é uma referência ao transbordamento desse poder.
*Unção (1Jo 2.20, 27; 2Co 1.19-21: refere-se , figuramente,à unção que recebiam, no AT, sacerdotes, reis e alguns profetas.
*Virtude do Espírito Santo (At 1.8): fala do poder sobrenatural recebido por ocasião do batismo no Espírito Santo, e o que conduz o crente à Vitória (Zc 4.6; 2Co 4.6) etc...

Bom Galéra espero que tenham aprendido um pouco mais sobre esse assunto, quero agradecer pela pergunta, porque pra mim postar esse texto aprendi muito, muito mesmo, e espero continuar aprendendo junto com vocês.
Em breve mais ensinos sobre o Espírito Santo.
Espero ter ajudadado!

Natan Viegas

This entry was posted on quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 at 3:38 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário